03 janeiro 2013

Dica de Saúde - O que fazer com a queimadura de água-viva


Hoje, quando eu e minha família fomos a praia meu irmão se queimou com uma água-viva! Eu nunca tinha visto uma água-viva na praia aqui perto de casa! Ele se queimou em toda área da barriga e da mão. Foi um susto na hora, mas ficou tudo bem.
Bem, eu nunca vi casos de água-viva aqui onde eu moro mas eu sei que em algumas praias do Brasil tem, então eu resolvi deixar aqui várias dicas importantes: Tudo sobre como cuidar da queimadura e o que não passar nela.

Passo a passo de como tratar queimadura de água viva

  1. Ao perceber a ardência, saia imediatamente da água;
  2. Enxágue o local com soro fisiológico, não utilize água da torneira;
  3. Faça compressas de gelo e as posicione com cuidado sobre a queimadura, elas ajudam a aliviar a dor;
  4. Procure o hospital ou emergência mais próximos – algumas águas vivas liberam substâncias tóxicas que podem causar reações alérgicas graves.

O que não se pode passar na queimadura de água viva

Deve-se evitar jogar água na queimadura e nunca se deixe levar pelo mito de que urinar na queimadura faz com que ela pare de arder. Isso pode ser perigoso e não é recomendado.
É importante evitar coçar ou esfregar a queimadura com as mãos ou com roupas apertadas. Se a queimadura for friccionada, ela pode criar bolhas e isso pode fazer com que a queimadura fique ainda pior e demore mais para sarar.
Nas praias brasileiras, alguns salva-vidas optam por jogar vinagre sobre a queimadura de água-viva para promover um alívio temporário. Mas não é recomendado usar esse método sem o acompanhamento de um médico.
Não se deve também expor a queimadura ao sol. Portanto logo após perceber a ardência, é importante procurar abrigo longe dos raios do sol. Assim você evita manchas na pele.
Seguindo as recomendações acima você evita complicações maiores. É importante perguntar se há existências de águas-vivas na praia onde você frequenta.
Aqui onde eu moro eu nunca vi, por isso que nós nem nos preocupamos em perguntar! Mas agora sempre que eu quiser entrar na água eu antes vou perguntar pro salva-vidas se houve algum caso de água-viva por ali.
Graças a Deus não aconteceu nada muito grave com meu irmão, a queimadura já saiu mas ele ainda sente ardências na barriga, e na mão ainda tem um vergo vermelho que ele diz estar ardendo.
O importante é se proteger, seguir as dicas e aproveitar o verão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obaa vai comentar?! Antes que mande seu comentário certifique-se de que está de acordo com as regrinhas:
1- Comentários de "Seguindo segue de volta" ou parecidos serão ignorados se não comentarem sobre o post.
2- Comentários com palavras de baixo nível serão ignorados. Tenha mais respeito.
3- Críticas são fundamentais, fique à vontade para criticar o blog, só assim poderei melhorar!
4- Deixe sempre o link do seu blog para que eu possa fazer uma visitinha!
Seguindo as regrinhas, seu comentário será publicado com muito prazer!
Obrigado e beijinhos *--*
_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...